Prefeitura de Paripueira realiza ações preventivas para evitar transtornos causados pelas chuvas

Com a chegada do período chuvoso, os desafios para as cidades se tornam maiores. Em Paripueira, a Prefeitura está tomando medidas efetivas de combate e prevenção às enchentes e transtornos causados pelas chuvas. Uma das ações é o desassoreamento do Rio Caxel, essencial para evitar transbordamentos e garantir o escoamento adequado da água. Além disso, estão sendo realizadas limpezas de galerias em toda a cidade, com o objetivo de evitar o acúmulo de lixo e entulho. Essas medidas são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos durante o período chuvoso.

Além disso, a Prefeitura tem destacado a importância da colaboração dos moradores, pedindo que evitem jogar lixo nas ruas e canais, o que pode agravar ainda mais o problema das enchentes.

O trabalho está sendo realizado de forma integrada entre a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Paripueira.

O secretário de Infraestrutura, Igor Costa, explicou que "esse tipo de trabalho é necessário por causa do assoreamento, que é o acúmulo de materiais no fundo do rio, como areia, restos de árvores e lixo".

As ações preventivas também estão sendo realizadas nas áreas de risco, como barreiras e encostas, para evitar possíveis problemas que possam ocorrer com a chegada do período chuvoso.

Algumas das localidades visitadas foram as ruas Alto de Santo Amaro, do Angelim, rua 18, Creche e outras que apresentam instabilidade com pontos de deslizamento de solo, ameaça de queda de árvore e problema de escoamento das águas pluviais.

Com ações estratégicas e planejamento, a Prefeitura de Paripueira atua continuamente para preparar a cidade para este período.

Durante a época de chuva as secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Assistência, Saúde, Educação e a Comdec trabalham de forma integrada.

Por meio da Infraestrutura e da Defesa Civil, são realizadas ações de limpeza, iluminação, escoamento da água e drenagem dos rios e córregos. O trabalho de monitoramento de áreas de risco é feito em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Lonas de contenção estão sendo aplicadas nas barreiras para evitar deslizamentos. Por meio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura disponibiliza abrigo para as famílias desalojadas e desabrigadas.

A Secretaria de Saúde oferece atendimento médico no abrigo, evitando o deslocamento das famílias, além de prevenir e tratar doenças causadas pelas chuvas.

A Comdec, junto com a Secretaria de Educação, realiza ações educativas com os alunos da rede municipal de ensino, transformando os estudantes em multiplicadores de informações sobre o que fazer em caso de inundações, deslizamentos e desabamentos.

O coordenador, Jhow Santos, e os agentes operacionais da Comdec participaram de capacitações junto à Defesa Civil Estadual. "Esse trabalho preventivo é realizado todos os anos, reduzindo os riscos e minimizando os danos. Nós também acompanhamos a previsão das chuvas e os índices dos rios, toda a equipe está preparada para atender a população em caso de emergência".