Paripueira é o primeiro município de Alagoas a sediar oficina de capacitação da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro

A Prefeitura de Paripueira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa e o Governo de Alagoas, realizou o encerramento da oficina de capacitação de Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.

Paripueira é o primeiro município de Alagoas a sediar essa oficina, que tem como objetivo proporcionar aoa artesãos o conhecimento a respeito da Base Conceitual do Artesanato,  tendo como foco o desenvolvimento do artesanato local e o incentivo aos novos profissionais.

Durante a cerimônia,  40 artesãos que participaram do projeto receberam o certificado de conclusão do curso. A capacitação foi ministrada pela Mestra do Patrimônio Vivo e Mestra Imortal do Brasil, a artesã Vânia Oliveira.

A secretária de cultura de Paripueira,  Roberta Miranda, explicou que a iniciativa visa engrandecer e fortalecer o artesanato, oferecendo ferramentas para desenvolver o potencial dos artesãos local. “Vai trazer novas oportunidades para o município, com crescimento econômico e retorno cultural, além de fortalecer nosso turismo".

O evento, que contou com apresentações culturais de capoeira,  quadrilha junina e banda de fanfarra, reuniu representantes dos poderes executivo e legislativo municipal,  do governo estadual, além de familiares e amigos dos artesãos.

O prefeito Abrahão Moura parabenizou os profissionais. "O artesanato produzido em Paripueira viaja o mundo e ele deve ser exaltado e valorizado. O nosso dever é fomentar a arte e cultura produzidas em nosso município com apoio, reconhecimento e capacitações como essa".

Entre as artes produzidas em Paripueira estão a renda singeleza,  o crochê e frivolitê (do francês frivolité).

A artesã Aryane Braga, celebrou a participação na oficina. "Foi maravilhoso ter participado da capacitação, a mestra Vânia é inspiradora e motivadora. Ela trouxe informações valiosas que irão contribuir de maneira significativa em meu trabalho como artesã".

Para a presidente da Associação das Rendeiras de Singeleza de Paripueira, Jeane Valetim, o evento empoderou os artistas, principalmente as mulheres, do município. "Essa capacitação fez com que a gente valorizasse ainda mais a nossa profissão. É um trabalho de formiguinha, mas a Prefeitura, através do prefeito Abrahão e da secretária Roberta, tem feito isso com a excelência. Paripueira é um berço do artesanato e a gestão tem colocado isso em evidência".

Clique aqui e acesse a galeria de imagens.